QUEM SOMOS



     A Associação da Mulher Mastectomizada foi fundada no dia 11 de abril de 2000. Quem teve a iniciativa foi Rosângela Coelho Gomez junto com o Dr. José Luiz Souza Ramos. Nesses 12 anos de existência, a Instituição serve como um espelho para as mulheres que sofrem ou sofreram de câncer de mama. Através da atendimento psicológico e fisioterapêutico, salão de beleza e orientações, essas mulheres passam a dar um valor maior à vida. Cerca de 830 mulheres já passaram pela AMMA. Tudo que é oferecido às associadas é um trabalho voluntário de dezenas de pessoas. O auxílio que a Associação recebe é basicamente fornecido pela comunidade além de ganharem uma subvenção da Prefeitura.

O público alvo da Instituição são todas as mulheres, mastectomizadas ou não, e homens que já passaram pelo câncer de mama. Mas a maior parte das associadas passou pela doença. Os voluntários podem ser homens e mulheres interessados em contribuir para a melhor qualidade de vida dos integrantes da AMMA.


Maria Helena Moraes dos Santos está a frente da instituição há oito anos. Ela passou pelo câncer de mama em 1994 e em 2000 começou a participar da ONG.

Na AMMA é oferecido atendimento psicológico em grupo ou individual e artesanato. Na sede existe um salão de beleza para aumentar a auto-estima das mulheres, além de doações de próteses e soutiens. A instituição também empresta perucas e financia passagem e estadia para as mulheres associadas, já que em Nova Friburgo não tem esse tipo de atendimento pelo SUS.

O objetivo da instituição é ajudar oferecendo informações, apoio psicológico e fraternidade. Assim, essas mulheres passam por esta etapa tão difícil amparadas e com apoio médico, familiar e acima de tudo, da AMMA



Nenhum comentário:

Postagens em Alta