segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

A vida após o câncer

Trabalho voluntário de reconstrução da mama resgata autoestima das mulheres mastectomizadas



O câncer de mama é a doença que mais acomete as mulheres no mundo e quando diagnosticado precocemente, há chances de aproximadamente 90% de cura. Por isso a prevenção e os exames mamográficos em dia são muito importantes para a saúde da mulher.
Diagnosticado a doença, por maior que seja a chance de cura, muitas vezes os médicos têm que retirar o seio da paciente, ou parte dele, durante o tratamento, um procedimento desolador para a grande maioria das mulheres.
Como forma de amenizar essa dor, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece de forma gratuita desde 2013 a reconstrução da mama – quando há condições clínicas para o implante. Cirurgiões plásticos explicam que não ocorre uma reconstrução real, e sim uma imitação.
Pensando em amenizar ainda mais as marcas deixadas pelas cirurgias, o tatuador Rodrigo Catuaba realiza gratuitamente um trabalho especial de dermopigmentação reconstrutiva do complexo aréolo mamilar e do mamilo, e ainda tatuagens artísticas em cicatrizes das mulheres que foram submetidas à mastectomia.


O profissional, que é especialista em desenho realista, conta que já realizava a tatuagem que imita a aréola e o mamilo quando as mulheres o procuravam, mas o serviço era pago: “Uma menina me procurou há alguns anos atrás para fazer o trabalho no qual eu cobrei. Depois de um tempo ela voltou para fazer outra tatuagem e a gente comentando sobre a reconstrução ela contou que havia ficado muito satisfeita. Então, quando eu vi a felicidade dela e percebi que é algo que resgata a autoestima delas, decidi fazer de forma gratuita”.


O estúdio do Catuaba fica localizado na Rua Vicente Sobrinho, 189, em Olaria. As mulheres interessadas podem entrar em contato com ele pelo telefone (22) 99217-8273. Vale lembrar que as tatuagens são realizadas somente em mulheres aptas a passarem pelo processo e que já tenham vencido a doença.
Segundo Catuaba, o resultado é bastante satisfatório a julgar pela reação das mulheres ao se olharem no espelho após o processo. “É muito legal ver a mulher resgatar a sua autoestima. No final, quando elas veem o resultado você percebe que a feição muda e que o ânimo delas passam a ser outro”, pontua o profissional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens em Alta